Você está satisfeito com os resultados que tem obtido no seu negócio? Tem encontrado clientes com facilidade? Sabe onde eles estão?
Caso tenha respondido negativamente a pelo menos uma destas perguntas, calma, você não está só e isso é mais comum do que pode imaginar.
A boa notícia é que tem solução. Seu cliente está na Internet e você pode encontrá-lo ou ser achado por ele.
Mais Rai, como conseguirei saber onde meus clientes estão na Internet? É isso que você irá aprender agora.
Vamos lá!
Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de usuários de Internet no Brasil já atingiu 116 milhões. Claro que já ultrapassamos esta marca em 2019.
Outra tendência é que os dispositivos móveis, como celulares, estão cada vez mais estão sendo utilizados para acessar a rede em lugar dos desktops.
Então imagine o potencial de negócios que temos a partir do momento que quebramos as barreiras e pré-conceitos com o mundo virtual, saindo um pouco do analógico e explorando o digital.
Que tal iniciarmos por uma pergunta bem básica antes de lhe mostrar porque você ou seu negócio está com dificuldades em prosperar?
O que você tem feito até hoje para que as pessoas saibam que você vende seu produto ou serviço?
A resposta a esta pergunta pode ser uma das formas de ser encontrado ou encontrar o seu cliente. Então vamos de uma vez por todas falar do “como”.
Anúncios patrocinados ou Links patrocinados
Você já deve ter notado no Google ou em algumas redes sociais a palavra “anúncio” ou “patrocinado”, isso quer dizer que alguma empresa, ou alguém criou um anúncio e pagou para uma destas plataformas para aparecer diante de seu público-alvo, seu cliente.
Mais Rai, eu posso fazer um post no Facebook sem pagar nada e aparecer lá. Porque eu iria gastar se posso aparecer de graça?
Ótima pergunta! Darei a você uma resposta melhor ainda.
Quando você faz um post orgânico, ou seja, gratuito no Facebook ou Instagram, ele só irá aparecer para aproximadamente 3% de sua lista de seguidores, estes números podem variar e não há um consenso nas fontes de informação. Então vamos supor que você tenha uma lista de 500 pessoas, teoricamente apenas 15 pessoas visualizariam seu post. Além disso, quem garante que estas pessoas que tiveram acesso a sua postagem tem o perfil do seu público-alvo?
Então vamos às vantagens de pagar e fazer um anúncio de forma correta.
Possibilidade de atingir milhares de pessoas;
Segmentação do público-alvo (Por idade, sexo, região, interesses, etc.);
Poderá mensurar os resultados;
Medir seu ROI (Retorno sobre o investimento)
Otimizar seu investimento fazendo seu anúncio aparecerem para quem realmente tem algum interesse em seu negócio.
Nooossa! Quantas vantagens. Pois é, neste momento sua cabeça deve está fervilhando de ideias e possibilidades. Bem vindo ao mundo digital.
Uma rede que entrou no jogo para ficar e tem crescido cada vez mais o número de usuários e sua importância como canal para dar visibilidade e gerar negócios é o Instagram que faz parte do grupo das empresas do Facebook. Nestes canais como já citei anteriormente quanto as vantagens, você consegue controlar quanto quer pagar e qual público deseja alcançar a partir dos seus anúncios.
Em uma campanha de anúncios, você irá escolher o destino da entrega destes anúncios, podendo enviar as pessoas que interagirem com seus anúncios para seu perfil pessoal, site ou mensagens diretas.
Público: Você irá direcionar os anúncios para que sejam mostrados para um público específico, podendo ser pessoas semelhantes aos seus seguidores, público segmentado por interesses relativos ao seu negócio, de uma região específica, que tenham interagido com algum site ou publicação sua, existem muitas possibilidades.
Orçamento: Por fim, terá a possibilidade de escolher quanto pretende gastar e a qualquer momento poderá pausar a campanha.
Entendi tudo Rai, mas como decidir se invisto no Google, Facebook ou outro canal?
Opa! Já vi que você pegou o espírito da coisa. Então irei falar de algumas diferenças agora.
Primeiro gostaria de iniciar dizendo uma palavra curinga para este questionamento….depende.
Depende de onde esteja seu público-alvo. Por exemplo: os segmentos de fitness, moda e comida, tem um público bem ativo no Instagram. Não quero dizer com isso que outros veículos não sejam adequados para anunciar estes segmentos, porém como disse anteriormente, você deve estar onde seu público está.
Outra característica que devemos levar em consideração na hora de escolher uma plataforma é o tipo de produto que você vende e se normalmente seu público-alvo está no momento de compra ou não.
Exemplo: você é um palestrante e quer anunciar uma de suas palestras para conseguir chegar ao público desejado. Geralmente, as pessoas não estão buscando por palestras, então eu indicaria anunciar no Facebook, pois o anuncio aparece na Timeline das pessoas e caso chame a atenção ou crie interesse, haverá interação com aquele anúncio. Como no Google as pessoas já estão buscando por algo que tem interesse em adquirir, não seria interessante este tipo de serviço, visto que não existe um hábito normalmente de buscarem por palestra.
Um exemplo de anúncio mais adequado ao Google poderia ser um tênis Nike air. Se você está interessado em comprar um tênis e desta marca, provavelmente fará uma busca na Internet usando estas palavras-chave. E adivinhe o que irá acontecer se você não estiver lá e o seu concorrente sim?
Outra plataforma que é menos divulgada quando falamos de anúncios é o Linkedin. Da mesma forma que as demais, esta tem suas peculiaridades e se diferencia um pouco.
O Linkedin é mais voltado para negócios entre empresas B2B (Business to Business). Nele podemos fazer uma segmentação de público também por nível hierárquico, cargo ocupado nas empresas.
Outra diferença que há é que o investimento mínimo nesta plataforma é de $10 dólares diários, nas outras existe mais flexibilidade, porém se o seu público está lá, poderá lhe trazer um melhor retorno que nas demais, é preciso analisar cada caso.
Importante:
Em alguns casos, apenas um anúncio bem feito e configurado, irá gerar o resultado esperado, exemplo: um anúncio no Google que divulgue um telefone para entrar em contato. Em outros casos, será preciso uma estratégia vinculada ao anúncio para que o objetivo seja atingido.
Muito bem Rai, eu entendi que posso ter mais e melhores resultados fazendo campanhas de anúncios patrocinados e existem várias possibilidades, mas não tenho muito dinheiro para investir e sabemos que fazer Marketing é caro, não é verdade?
Sem problemas! Primeiro gostaria de lhe dar uma boa notícia. O Marketing tradicional ou Offline esse ainda é caro. Anúncios em revistas, Outdoor, Rádio e Televisão, ainda são para empresários que tem um orçamento maior disponível para o Marketing, porém justamente aí que o Marketing digital começa a se diferenciar também, pois ele veio para tornar mais acessível através dos meios digitais, o valor investido em Marketing.
Também é possível você ser encontrado no Google de forma orgânica, ou seja, sem pagar para anunciar, porém para que você apareça bem posicionado e na primeira página do Google, é preciso fazer um trabalho de otimização para os buscadores (SEO). De qualquer maneira, caso você não tenha este conhecimento técnico, terá que contratar os serviços de uma Agência ou Consultor de Marketing Digital para realizar o trabalho de SEO e precisará de tempo para começar a ter algum resultado, uma média de 6 meses.
Conclusão:
Uma ótima maneira de vender nossos produtos e serviços é estando na Internet.
Uma das formas de conseguirmos mais visibilidade é através de anúncios patrocinados, pois estes possibilitam uma amostragem bem maior de público e mais qualificado que através de posts gratuitos.
Para cada situação ou segmento, há uma plataforma mais adequada, isso dependerá de qual o perfil do seu cliente e em alguns casos quanto você tem disponível para investir.Existe uma série de outras possibilidades no Marketing para que você encontre seu cliente ou seja encontrado por ele, todas elas terão mais sucesso quando atreladas a uma estratégia de Marketing Digital. Para saber mais quais são estas estratégias e possibilidades, vejam alguns artigos neste link, Boa Leitura e Bons Negócios!